Hábitos Alimentares dos Portugueses

por Asal Assistência Médica No Trabalho | Out 17, 2022

Olá!

Já alguma vez pensou como deve ser composta uma alimentação saudável?

A realidade é que uma alimentação saudável varia de individuo para individuo, dependendo das características do individuo, do contexto sociocultural onde se insere, da disponibilidade alimentar, entre outros.

Porém, como já vimos anteriormente, existem alguns princípios base comuns a todos nós, os quais se encontram espelhados na Nova Roda dos Alimentos Portuguesa

 

Olhando para esta roda e considerando que a mesma mimetiza um prato de refeição, acha que a sua alimentação cumpre estes princípios base? E a alimentação dos portugueses em geral, acha que cumpre estes princípios?

Segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física de 2016, em Portugal:

Adicionalmente, sabe-se também que a população portuguesa apresenta uma baixa ingestão de água, consumindo apenas 870ml diárias, sendo recomendado o consumo mínimo de 2l/dia. 

Como pode ver, existem diversos pontos que os Portugueses devem melhorar a nível dos seus hábitos alimentares, destacando-se: 

  • Aumento do consumo de hortícolas e fruta;
  • Aumento do consumo de leguminosas;
  • Aumento da ingestão de água;
  • Redução do consumo de carnes vermelhas e processados.

Os hábitos alimentares da população portuguesa, refletem-se no seu estado de saúde, verificando-se que 3,9 milhões de indivíduos entre os 25 e os 74 anos (57,8%) tem pelo menos 1 doença crónica não transmissível (DCNT). Em Portugal as principais DCNT são:  

 

Doenças Cardiovasculares 

Diabetes

Obesidade

Até à próxima publicação,

A Equipa de Segurança Alimentar

Marisa Mata,

Rita Abreu,

Cátia Mateus.