Alimentos Funcionais - Vinho
por Asal Assistência Médica No Trabalho | Set 12, 2022
E com a brisa de setembro vem o vinho para o copo!
Não há alimento mais Português que o vinho, o qual leva o nome de Portugal aos cantos do mundo. Típico de uma alimentação mediterrânica, a qual se trata de um dos padrões alimentares mais saudáveis e sustentáveis, o vinho é considerado como um alimento funcional, porém não quer isto dizer que o devamos consumir sem moderação, muito pelo contrário!
Considerando o pós cultivo da videira, podemos simplificar a fase inicial de produção do vinho em 3 grandes etapas:
Maturação da uva
Vindima (colheita da uva)
Desengace e esmagamento da uva
Existem 4 tipos de vinho: Tinto, Branco, Rosé e Licoroso. Entre estes, o tinto é o mais merecedor do título “Alimento Funcional”, e porquê? Devido à sua maior composição em ANTIOXIDANTES!
Os antioxidantes presentes no vinho são os polifenóis, nomeadamente o resveratrol, as antocianinas e as catequinas. Graças à sua presença, o consumo MODERADO de vinho encontra-se associado à prevenção de Doenças cardiovasculares:
! MAS ATENÇÃO !
O vinho não deixa de ser uma bebida alcoólica, sendo que o seu consumo em excesso pode levar à ocorrência de de consequências graves para a saúde, como o desenvolvimento de cirrose, gastrite, pancreatite, doenças cardiovasculares e obesidade.
Quer saber um pouco mais sobre o vinho e o seu impacto na saúde? Então fique com este pequeno vídeo, filmado na adega e vinhas da Quinta do Garrido, e aprenda um pouco mais sobre este pedaço da tradição Portuguesa!
Para terminar, deixamos-lhe um desafio: Entre o dia 15 e 18 de setembro venha conhecer mais sobre o vinho e os seus produtores, na festa Alma do Vinho em Alenquer. Tire uma fotografia com o chapéu da ASAL e publique nas suas redes sociais, com o #ASALMED e #ALMADOVINHO. Não se esqueça de nos identificar @asalmed_
Até à próxima publicação,
A Equipa de Segurança Alimentar
Marisa Mata,
Rita Abreu,
Cátia Mateus.