A vida agitada leva muitas vezes a piores escolhas alimentares, por falta de tempo ou até mesmo devido à limitação de opções saudáveis. O planeamento das refeições semanais além de facilitar a escolha de alimentos mais saudáveis, traz também benefícios económicos, de poupança de tempo e permite a redução do desperdício alimentar. Hoje trago-lhe 3 dicas que irão facilitar o planeamento das suas refeições semanais!
1. Planear
O primeiro passo é pensar que refeições irá precisar de confecionar ao longo da sua semana e pensar que receitas pretende incluir. Desta forma, é possível fazer uma lista de compras de acordo com as suas reais necessidades. Alimentação saudável não é sinónimo de receitas complicadas ou com ingredientes pouco comuns. Simplifique! Poupe o seu tempo e o seu dinheiro.
Faça uma lista com:
- As fontes de proteína que vai incluir nas suas refeições (carne, pescado, ovos, proteínas vegetais ou leguminosas);
- Os acompanhamentos que irá utilizar- arroz, massa e batata;
- Prefira frutas e legumes da época. Seja original, explore as diferentes combinações e não se esqueça de incluir sempre sopa e legumes no prato nas suas refeições;
- Snacks rápidos e fáceis.
Uma alimentação saudável e equilibrada deve incluir frutas e legumes variados. Devido ao seu teor de fibra, vitaminas e minerais ajudam a fortalecer as defesas do organismo. A recomendação é de 5 porções de frutas e legumes por dia.
Uma porção equivale a: uma peça de fruta de tamanho médio ou meia chávena almoçadeira de legumes cozinhados ou uma chávena almoçadeira de legumes crus. Parece difícil atingir as recomendações? Ao consumir 3 peças de fruta, uma sopa e ainda incluir legumes como acompanhamento do seu prato já está a cumprir as recomendações diárias!
Prepare e corte os vegetais, vai poupar-lhe tempo nos dias mais agitados da semana. Pode armazená-los no frigorífico ou congelador para que estejam prontos a utilizar. Podem ser utilizados como snacks (palitos de cenoura, tomate cherry), para sopas ou para incluir no prato.
As frutas e legumes congelados são uma opção saudável?
As frutas e legumes congelados são uma opção prática e saudável que pode incluir na sua lista de compras. Existe uma vasta variedade e diferentes combinações que podem facilitar o seu dia-a-dia na hora de cozinhar. Os alimentos congelados possuem a mesma quantidade de nutrientes e os mesmos benefícios quando comparados com os frescos. Estes alimentos são congelados no auge da sua maturação e, por este motivo, conservam todas as propriedades.
3. Meal prep
Tire 1-2 horas da sua semana para preparar algumas refeições ou quando cozinhar opte por fazer em maior quantidade, de modo a conseguir armazenar algumas refeições.
Armazene no frigorífico ou congelador e vão estar prontas a comer!
Para um acompanhamento próximo e 100% personalizado, marque já consulta de nutrição com a nossa nutricionista!
Nutricionista Inês Curvelo | 5275N
- Contacto: inescurvelo@asalmed.pt | (+351) 937 692 097